quarta-feira, 3 de junho de 2015

A IMPORTÂNCIA DO MINISTÉRIO INFANTIL

Depois que temos filhos, a roda da vida gira e passamos a ter um novo ângulo de visão sobre o mundo. Então, depois das crianças, a experiência com a Igreja também ganha nova perspectiva.


Passada a avalanche dos primeiros dias após o nascimento do bebê, é bom demais voltar ao convívio dos irmãos na Igreja. Isso pode ser facilitado graças ao serviço do Ministério Infantil através do berçário. Um lugar limpo e calmo para amamentar confortavelmente, um berço seguro e limpo onde deixar a cria na hora da soneca e um colinho pronto para um carinho, caso a coisa ameace desandar: tudo o que uma mãe precisa para sentar por um instante e refletir sobre Deus, acalmar a alma daquela correria maluca e louvar a Deus para renovar a fé e o ânimo.

É aí que começa nosso respeito e gratidão por aquelas irmãs e irmãos que servem a Deus trabalhando com as crianças. E mais do que isso, passamos a valorizar e desejar o investimento da Igreja nos diversos setores do Ministério Infantil.

É difícil para casais com filhos pequenos frequentarem uma igreja que não dê esse tipo de apoio. Sem essa estrutura, é como se não nos quisessem ali. É incômodo para os pais, para as crianças e para a congregação em geral. Profunda falta de visão. A igreja tem que estar preparada para acolher as famílias, isto inclui as crianças.  É o que a mantém viva. Não se faz uma Igreja só de jovens, ou mesmo, só de idosos. O próprio Senhor da Igreja ensinou: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas. (Lucas 18:16).

Passam-se os dias e as fases e desejamos ver nossas crianças desenvolvendo-se física, intelectual, emocional e espiritualmente também.  Oramos, lemos a Bíblia e conversamos sobre Deus todos os dias, mas basta uma festinha infantil conduzida por gente sem princípios  pra criar uma grande confusão na cabeça das crianças. Afinal, as crianças aprendem em todo lugar, em todo momento: na escola, na casa da avó, no parquinho, na festinha, com a TV... Ok, precisamos de ajuda. E ninguém discorda que o mundo está caótico e a coisa tende a piorar. Então precisamos garantir aos nossos filhos uma base sólida de conhecimento da Palavra de Deus. Queremos que eles estejam firmes na Rocha, que é Cristo, para enfrentar o que vier pela frente.

É importante que nossos filhos vejam que somos muitos e somos diferentes, e que desde cedo estejam habituados a essa rotina, a esse ambiente. É bom que nossas crianças construam amizades na Igreja, pois compartilhamos das mesmas idéias e assim nos abençoamos mutuamente.  Penso que nós, pais, devemos obedecer a Palavra: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.” (Provérbios 22:6)

Acredito que o Ministério Infantil é parceiro dos pais na missão de levar nossas crianças aos pés de Jesus. Sim, nossas crianças são lindas, mas também precisam de salvação. Por isso, estão dramaticamente equivocadas as Igrejas que mantêm salas de crianças como um lugar onde deixá-las, para que não atrapalhem os adultos. Uma sala com papel pra rabiscar é pura perda de tempo. Onde nada se planta, nada se colhe. A Igreja tem a oportunidade de semear na vida das nossas crianças. E nós, pais, podemos ser sábios em aproveitar todo esse recurso à nossa disposição, envolvendo-nos no trabalho sempre.

O trabalho do Ministério Infantil deve ser valorizado, com planejamento, investimento, capacitação e apoio. Devemos ter em mente que o mundo já percebeu há muito tempo que vale a pena investir alto para seduzir a mente infantil. Aí estão a indústria e as mídias trabalhando seriamente para fazer das crianças novos e ávidos consumidores, com o propósito de garantir a renovação e a manutenção do modo de vida dominante em nossos dias, centrado do consumo, distante de Deus.

PARABÉNS IRMÃ CARLA POR CONDUZIR NOSSOS FILHOS COM MUITO AMOR E SABEDORIA..



Nenhum comentário:

Postar um comentário